Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pierre Lemaitre vence Prémio Goncourt

Au revoir là-haut, de Pierre Lemaitre, um autor com imenso prestigio na categoria de policiais, foi o livro premiado pelo júri do Prémio Goncourt.

O primeiro romance histórico do autor tem como palco a primeira guerra mundial e como personagens principais dois jovens soldados, Albert e Édouard, sacrificados por um oficial ambicioso e cínico. E que bela incursão no romance histórico foi esta.

Apesar do baixo valor monetário que os escritores vencedores recebem (uma nota de dez euros), este é o prémio literário francês com mais prestigio e estima-se que os poucos sortudos que o vencem conseguem vender cinquenta vezes mais livros do que venderiam normalmente o que, na minha opinião e na opinião de muitos outros, já é uma enorme recompensa.

A maior surpresa entre os finalistas foi o romance de estreia de Frédéric Verger, Arden, que foi aquele que mais luta ofereceu ao vencedor quando apenas restavam quatro finalistas e foi só na 12ª ronda que conseguiram desempatar os dois escritores com uma votação de 6 a 4.

Parabéns e estas palavras vêm mesmo a calhar...

...Vive la Resistance!

Sem comentários:

Enviar um comentário