Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Obras de Picasso, Matisse e Chagall descobertas entre outras 1500 num apartamento alemão

No valor de cerca de mil milhões de euros foram encontradas mil e quinhentas obras num apartamento alemão, em Munique. O espólio foi formado durante o período nazi e cerca de 300 das mesmas fazem parte das que foram consideradas "arte degenerada", uma classificação atribuída à arte moderna não germânica.

Entre as mesmas foram encontradas obras de Picasso, Emil Noldo, Franz Marc, Chagall, Max Beckmann, Paul Klee, Max Liebermann e Matisse.
Muitas das obras foram confiscadas a coleccionares judeus durante a segunda guerra mundial e, enquanto algumas foram destruídas, vendidas a outros coleccionadores e amantes da arte a preços muito baixos.

As obras estavam guardadas em divisões fechadas aos cuidados de um octogenário filho de um negociante de arte das décadas de 1930 e 1940.
O homem vivia das receitas que obtinha na ocasional venda de uma das obras em sua posse e, na altura da apreensão, tinha uma pintura de Max Beckmann a ser leiloada, em Colónia, por 864 mil euros.

200 das obras estavam a ser procuradas a nível internacional e esta descoberta é a maior em termos de arte perdida e roubada. Poderemos, talvez em breve, apreciar as obras destes pintores.

Vive la Resistance!

Sem comentários:

Enviar um comentário